sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela, André e Cândido Portinari

Há um tempo não escrevo para o blog, é toda a história que voces conhecem e vivem também, o tempo, os compromissos e as prioridades. Mas, insisto em me culpar por desculpas assim. Somos dotados de capacidade intelectual superior, logo temos a obrigação de conciliar todos os nossos interesses e compromissos, evitando ao máximo as desculpas. Hoje estou aqui para postar uma foto de Nelson Mandela. Eu não preciso discorrer aqui sobre quem é Nelson Mandela. Todos voces sabem, e há milhares de páginas na rede que narram sua trajetória de vida. Aqui, abro um parenteses para falar rapidamente sobre outra pessoa que deixou uma obra tão fascinante quanto o desejo que tinha em ver um mundo melhor. Visitei em Belo Horizonte recentemente a exposição "Guerra e Paz", que trouxe os dois painéis que Cândido Portinari criou para o prédio das Nações Unidas em Nova York. Fascinante, é a palavra que um amigo meu sempre usa para se referir a tudo para o qual palavras ainda não existam. Eu, ao deparar-me com um dos quadros da exposição "Menino Morto", naquele momento, diante do quadro me veio a lembrança de um amigo com o qual convivi por pouco tempo. Mas de quem recebi o mais sincero e único sentimento capaz de elevar-nos, amor. André, é seu nome, ele vivia em uma instituição que cuida de pessoas portadoras de paralisia cerebral. Por oito anos viveu lá e, eu tive o privilégio de conviver com ele por dois anos. Eu não me senti triste ao ver o quadro e me lembrar do André, eu me senti distante, completamente sozinho em uma galeria com dezenas de pessoas ao lado. Eu não chorei, mas quase. Eu não sorri. Eu apenas olhava para o quadro e via o André. Me lembrei do carinho que a irmâ e o irmãozinho menor demonstraram diante do corpo dele, acho que por isso eu não chorei. Eu agradeci a Cândido Portinari, por me remeter a alguém tão especial. Eu me senti honrado e privilegiado por ter convivido com André, por sentir o quão verdadeiro foi o empenho de Cândido Portinari em pintar um país. E agora Nelson Mandela, André e Cândido Portinari de alguma forma estão mais próximos um do outro. Vou continuar aqui, por enquanto, dizendo OBRIGADO a eles... E me esforçando para tentar ser um pouco melhor do que fui ontem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário